14 junho 2007

Coluna 2

Pra não dizer que não falei de nada

Nunca pensei que isso fosse acontecer aqui no Painel, mas confesso: aconteceu, estou sem assunto. Nosso queridíssimo basquete feminino não está produzindo nada de interessante, de motivante nestes últimos meses que me faça querer sentar na cadeira e escrever, escrever e escrever. A coisa está mais parada o que nunca. Acho que o apagão do governo apagou o basquete também.

Mas também vou comentar o quê? O quê? Sobre a conquista do Sul-Americano pela seleção brasileira? Que suou a camisa pra não cometer a façanha de perder para as argentinas? Não falo, não falo e não falo! Que me importa que as estrelas estavam na WNBA, etc e tal! Vergonha não podemos passar. E ganhar um Sul-Americano de quatro míseros pontos da seleção argentina não chega a ser vergonha, mas que é sinal de alerta, é! Ou o basquete das moças da terra do Ministro Cavalo cresceu muito ou o nosso está ficando pequenininho, pequenininho!

Acho que as duas coisas são verdades! Mas a segunda não é mentirosa nem um pouco. Não sou eu quem estou dizendo. Foi Hortência! A rainha do basquete foi ao 'Bola da Vez' e jogou tudo no ventilador, traçando um panorama desanimador para o basquete feminino nos próximos anos. É claro que pesa nessa avaliação negativa de Hortência os caminhos bambos que o seu Paraná Basquete tem percorrido. Mas para Hortência chegar e dizer uma coisa dessas, é porque estamos mesmo fritos. Já sinto o cheiro do óleo queimando. Para quem só prestava atenção dentro das quadras, muitas diferenças já surgiam quando se comparava Paula e Hortência. Mas fora delas, as estrelas também têm comportamentos absolutamente divergentes. Enquanto Paula abria a boca sempre que achava necessário, Hortência tinha um comportamento mais político, uma visão otimista, a fiel partidária do "roupa suja se lava em casa". Quando, então, a Rainha vai à TV e desce o sarrafo, é porque a coisa está feia, feia.

Não faço idéia de como andam as coisas lá no Paraná. Grande parte do time já se foi e a outra parte está se ajeitando. Já recebi e-mails de garotas que jogam lá e não sabem o que farão com esse sonho que um dia elas julgaram ser possível... Mas o fato de Hortência não conseguir patrocínio para tocar o projeto é a prova de quão grave a situação é. A Rainha sempre puxou patrocínios exuberantes (Nestlé, Data Control, Seara), já chegou ao luxo de montar dois times simultaneamente e agora....NADA? Nem um timezinho? Tsc, tsc!

Lembra desse time?>>>>>>>>>>>>>>>>>

(Agradecimentos ao Márcio, de Ourinhos, pela foto-relíquia!)

Falando em patrocínio, muita gente ficou ouriçada com a conversa de que Karina estava fechando com a Telefônica, mas agora ninguém mais fala no assunto! Ia ser um patrocínão, mas parece que a coisa não andou bem e Karina está atirando pra outras direções (São Bernardo, Sumaré, etc) na tentativa de, mais uma vez, na hora H, conseguir manter seu time vivo. Por enquanto, é ver pra crer! Ou crer pra ver. Você escolhe!

Enquanto, todo mundo dorme, algumas atletas tomam o caminho mais sensato: o do aeroporto! Adriana é a próxima. Deixa Santo André para bater sua bolinha lá na Torre Eiffel. Adrianinha deve ser anunciada nos próximos dias como integrante do Phoenix Mercury e volta para a Itália no final da WNBA, assim como Cíntia Tuiú e Alessandra. Claudinha também não deve voltar depois da WNBA, pois está cheia de contatos na Espanha. Sobram convites para Janeth e, se o Vasco não se pronunciar, corremos sérios riscos de perder "A" jogadora.

Por falar nisso tudo, vamos um pouquinho à WNBA! É incrível o número de mensagens que recebo criticando a liga. A maioria acha os jogos chatos e todos insistem que o nosso Campeonato Nacional é melhor. Eu mesmo não sou o maior fã da WNBA, mas que eles estão há anos-luz de nós, estão! Na organização, na festa, no marketing...Mas pra quem começou a gostar de basquete vendo Paula, Hortência e aqueles placares alucinados, chegar em 2001 e ver um jogo da WNBA que termina 48 a 38 é de entortar o cano. E um dia desses que Helen decidiu uma partida depois de 4 prorrogações e o placar não passou dos 70? Realmente, é um outro mundo e as estrelas lá são as americanas. Janeth está conseguindo ser alvo das atenções lá depois de passar quatro temporadas fazendo o serviço sujo. E, convenhamos, poucas jogadoras têm a sua abnegação, seu pragmatismo e sua genialidade. É, coisa de All-Star.

Ainda na WNBA, estou surpreso com o bom-rendimento de Helen Luz na equipe do Washington. Apostava que apesar do seu talento, a armadora ia ter poucas chances, pelo seu tipo físico e estilo de jogo, mas me enganei redondamente e a moça tem colhido , com méritos, os louros de uma temporada de estréia magnífica na liga americana. Parabéns, Helen! Receba meu abraço carinhoso!

Ainda na WNBA, as pivôs não dão sorte. Cíntia Tuiú, depois de uma temporada excelente em 2000, está se recuperando de cirurgia e com poucas chances de jogo no Orlando. Alessandra também enfrentou contusão e jogou até agora quatro minutos. Mas é assim mesmo, toda temporada eles dão uma sacaneada básica com as meninas. E é uma coisa de colocar elas na 'injured list'. E pra quem perguntar da Kelly, adivinha onde ela está? Acertou: na injured list! Vai gostar de contundir nossas pivôs assim lá em Pindamonhagaba!

Claudinha vai marcando sua presença sem muito brilho na WNBA e vê seu posto de titular ameaçado nesta temporada.

Ainda na WNBA, pra quem curte o campeonato, o site da liga é um show: www.wnba.com . Lá você acha (quase) tudo. E um dia desses, insistiram tanto que eu fui assistir uma jogada da Jackie Stiles (Portland). Meu Deus, parece a Hortência: aquela finta, o rabo de cavalo, etc e tal. Deu saudade, até porque em quadras brasileiras aquele estilo entrou em extinção depois que a Magrela aposentou. Parece que ninguém aqui dá conta de fazer aquilo mais! Por a bola debaixo do braço, infiltrar e encestar. Anota aí garotada os passos: 1) Pega a bola e põe debaixo do braço; 2) Infiltra, deixando sua marcadora lá atrás, boba, atônita e prepara o arremesso, 3) Não importa se a pivô é três vezes mais alta que você, você ainda vai dar um drible no ar; e 4) A bola cai lisa, lisa. Anotaram, agora treina, treina e treina! Porque senão, daqui uns dias, o time do Brasil vai ser assim: três arremessadoras de três pontos e duas pivôs. Ou cinco pivôs! Não é assim a receita, Hortência? Escreve pra contar o segredo (hehehe)!

Mas ainda mais uma vez na WNBA, se você não saca inglês, uma boa opção é o site da PSN. A página deles de WNBA está muito boa mesmo! www.psn.com/br . Dá uma conferida lá!

Falando de PSN, faz pouco tempo que eu conheci este site esportivo. Porque descobrir onde você acha uma mísera notinha sobre basquete na Internet Brasileira é complicado! Muito complicado. E também porque muitos sites começam bem e depois perdem o pique, ou falem, como o Sports-Já.

Mas o trabalho da PSN, chama a atenção no meio. É claro que a cobertura podia ser mais completa, mais presente, mais ágil, mas em comparação aos demais sites esportivos, eles acabam se sobressaindo porque não ficam só copiando e ilustrando matérias prontas e repetidas de agências esportivas.

Nesse sentido, as matérias realmente feitas lá, têm se destacado! Elas levam a assinatura do garoto Claudio Cordeiro, e o menino está mesmo podendo: anunciou as maiores novidades desta época morna com exclusividade e muito antes dos demais: a ida de Helen para a WNBA, os cortes na seleção e, por último, os treinamentos de Adrianinha no Phoenix!

Quem também tá de olho na WNBA é "O Point do Basquete Feminino", do Murilo Guerra.

Mas no meio dessa divulgação da concorrência, eu espero que o Painel nunca venha a perder seus fiéis visitantes, nem a falir (hehehe). Acho difícil com essa verba milionária de que disposmos (hehehe) e essa nossa maravilhosa redação (hehehe), e nossa enorme equipe de produção(hehehe). Nem queiram saber como o Painel é invejado (hehehe)!

Por falar em abundante equipe, muita gente me escreve dizendo coisas que eu acho super-interessantes e que acham que o que eu escrevo tem sentido, então eu gostaria de dizer que caso vocês queiram escrever algo aqui no Painel, eu publico, para provar que mi nhas opiniões não são tão tresloucadas assim. Tem gente que concorda!

Estou analisando ainda uma idéia de criar um espaço só pra quem não sabe o que fazer com a sua paixão pelo basquete: onde jogar, onde aprender, onde arrumar a fita da final dos Jogos Abertos de Não-Sei-Aonde, onde estagiar, onde conseguir emprego, onde conseguir uma mísera chance, onde arrumar patrocínio (como o time feminino de Santos). Porque as dúvidas são cada vez mais freqüentes e eu não tenho resposta pra90% delas. Pelo menos colocando esses pedidos no site, eu fico de consciência limpa.

Pra terminar, hoje (14) começa o Mundial Juvenil. Boa-sorte a nossas meninas e ao técnico Paulo Bassul!

P.s: Até agora batemos Mali e China e perdemos dos EUA. Ps2: Perdemos das russas e disputamos de quinto a oitavo lugar!

Nenhum comentário: